Projeto MyBack

O que é o Projeto Myback? 

O projeto “MyBack” pretende comparar a efetividade de um programa personalizado de autogestão para prevenção de recorrências juntamente com a prática usual, relativamente à prática usual isolada, em pessoas que recuperaram de um episódio de lombalgia. Simultaneamente pretende avaliar a aceitabilidade, viabilidade e resultados de uma estratégia de implementação desenhada para facilitar a sua adoção entre utentes e profissionais de saúde. 

Em que consiste o Projeto Myback? 

O programa a ser testado é um programa personalizado, ajustado às características biopsicossociais e capacidades físicas do utente, e que visa promover a autogestão da lombalgia (LG) em utentes em risco de recorrência de episódios de LG, de forma a capacitá-los para gerir, a longo prazo, os seus sintomas, prevenir a incapacidade funcional e ocupacional, e reduzir a necessidade de recorrer a serviços de saúde devido a recorrências desta condição.  

Qual o tipo de estudo que irá ser implementado? 

Será realizado um estudo híbrido do tipo I, de efetividade e implementação, aleatorizado, controlado e multicêntrico. 

Os estudos de desenho híbrido avaliam em simultâneo o impacto das intervenções em contextos reais (efetividade) e a estratégia de implementação. Aumentam a capacidade de identificar interações importantes de intervenção-implementação que informam decisões sobre implementação ideal e impacto generalizado, e podem acelerar a introdução de inovações de elevado valor, informadas pela evidência científica mais atual, em contextos reais de prática. No espectro de estudos híbridos de efetividade e implementação, os desenhos diferem de acordo com a ênfase colocada no teste da intervenção (efetividade) ou da implementação. Este projeto recorre a um estudo híbrido do tipo I, que privilegia o estudo da efetividade do “MyBack”, em contexto de cuidados de saúde primários.  

Quais são os objetivos finais do Projeto Myback? 

Na componente da efetividade, pretendemos determinar se o programa reduz a frequência e severidade das recorrências, o impacto na função, saúde músculo-esquelética e qualidade de vida, e investigar o seu custo-efetividade na perspetiva do prestador de cuidados, relativamente à prática usual. A aceitabilidade, viabilidade e resultados da estratégia de implementação desenhada para facilitar a adoção, implementação e sustentabilidade futura do programa será avaliada através métodos mistos. 

Objetivo: Comparar a efetividade de um programa de autogestão personalizado para a recorrência de lombalgia e prática usual em comparação com prática usual apenas. 

Objetivo adicional: Testar a aceitabilidade, viabilidade e resultados de uma estratégia de implementação desenhada para facilitar a adoção entre utentes e profissionais de saúde. 

População: Utentes que recuperaram de um episódio de lombalgia 

Projeto financiado: