A Lombalgia

O que é a lombalgia? 

A lombalgia (LG) é uma condição de longo prazo, com curso clínico variável e múltiplos episódios inter-relacionados, sendo estimado que cerca de 50-80% da população venha a experienciar esta condição num determinado ponto da sua vida. É descrita como ‘’dor na área compreendida entre a margem inferior das 12ª costelas até às pregas glúteas inferiores, com ou sem dor referida para os membros inferiores’’. Quando mantida por mais de três meses, a lombalgia é também denominada como crónica ou persistente, o que se verifica em cerca de 5-10% da população, podendo aumentar em determinadas populações. 

Qual é o prognóstico? 

A maioria dos episódios tem prognóstico favorável, mas a recorrência é comum, com cerca de 33-70% das pessoas a sofrer uma recorrência no espaço de um ano, das quais 40% procuram cuidados de saúde. As recorrências constituem a principal ocorrência responsável pela procura de cuidados de saúde, emissão de certificados de incapacidade e limitações na realização das atividades habituais, com grande impacto no consumo de meios e recursos de saúde. Acresce que episódios de recorrência agravam a possibilidade de desenvolvimento de LG persistente e incapacitante, contribuindo ainda mais para o impacto individual, social e económico desta condição.  

Já não tenho dor na região lombar. E agora? Como posso prevenir um novo episódio? 

Estudos recentes mostram que o tratamento realizado para um episódio de LG não é suficiente para prevenir futuras recorrências, mesmo quando este tratamento é planeado com o objetivo de evitar novos episódios, sendo, por isso, necessário frequentar um programa específico de tratamento após recuperar totalmente da sua lombalgia. Para serem efetivos, estes programas devem incluir uma combinação de exercício e estratégias de mudança comportamental. Os escassos estudos existentes acerca de programas específicos para prevenção da recorrência, indicam que a combinação de educação e exercício reduz o risco de ocorrência de um novo episódio de LG a médio e longo prazo.  

Projeto financiado: