Notícias

CHRC TALKS#3

O Projeto MyBack e SPLIT tiveram uma presença notável no 3º evento do CHRC Talks, intitulado "PROJETOS REVOLUCIONÁRIOS DIRECIONADOS AO TRATAMENTO DE CONDIÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS". Investigadores da ESS/Instituto Politécnico de Setúbal apresentaram soluções inovadoras para enfrentar esses desafios.

O Projeto SPLIT concentra-se na otimização da prestação de cuidados e na relação custo-efetividade para pessoas que lidam com lombalgia. Envolve a implementação de um processo inovador de tratamento estratificado, que encaminha os utentes que se dirigem aos Cuidados de Saúde Primários para a Fisioterapia. O Projeto MyBack tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa personalizado de autogestão para prevenir recorrências em pessoas que recuperaram recentemente de um episódio de lombalgia. Simultaneamente, procura avaliar a aceitabilidade, viabilidade e resultados de uma estratégia de implementação desenhada para facilitar a sua adoção, tanto por parte dos utentes como dos profissionais de saúde. Ambos os projetos foram concebidos não apenas para reduzir o peso das condições musculoesqueléticas na população, mas também para implementar estratégias económicas e não invasivas para os utentes afetados.

Os projetos foram apresentados pelos investigadores Luís Gomes (SPLIT) e Diogo Pires (MyBack) do CHRC e da ESS/Instituto Politécnico de Setúbal. A investigadora Rita Fernandes levantou questões pertinentes sobre a sua implementação e integração no Serviço Nacional de Saúde. A sessão foi moderada pela investigadora Joana Alves (CHRC e ENSP-NOVA).

Para obter mais detalhes, pode assistir ao vídeo da 3ª sessão do CHRC Talks em https://www.youtube.com/live/oWCmnKnhdd8?si=dFLrMxGZS7d9-JU1. O artigo completo sobre esta sessão está disponível em CHRC Talks#3 - Revolutionary projects towards to musculoskeletal diseases treatments.

Noite Europeia dos Investigadores 2023

No dia 29 de setembro de 2023, o Instituto Politécnico de Setúbal, em conjunto com a Câmara Municipal de Setúbal, participou mais uma vez na iniciativa da Comissão Europeia, a Noite Europeia dos Investigadores, e o Projeto Myback esteve, pelo segundo ano consecutivo, presente. Este ano o evento teve lugar na Casa da Baía, em Setúbal, com o tema “Construir Pontes: O Diálogo entre Ciência e Sociedade.”

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que visa aproximar os investigadores e a sociedade, dando conhecimento ao público dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos e destacando o seu impacto em diversas áreas do estado social.

As várias atividades promovidas pelos investigadores (workshops, atividades hands-on, visitas guiadas, conversas com os investigadores e muitos momentos de animação para os visitantes de todas as idades), entre o período das 10h30 e 22h00, visaram demonstrar como o público se pode envolver mais profundamente com os avanços científicos que irão moldar o futuro da educação e da divulgação científica.

Temas como a saúde e bem-estar, sustentabilidade, desenvolvimento regional, educação, tecnologia e sociedade foram representados por vários investigadores e apresentados ao público que se deslocou até à Casa da Baía.

O Projeto Myback foi representado pelo bolseiro de Doutoramento Diogo Moço e pela Bolseira de Investigação Ana Nobre. Foram promovidos contactos diretos com a população, desde os mais jovens até aos adultos mais velhos, dando a conhecer o projeto num momento informal. Além disso, foram promovidos momentos de avaliação da aptidão física e posterior prescrição de exercício clínico adaptado, com o intuito de mostrar o trabalho que está a ser desenvolvido com os participantes do projeto.

 

Presença do Projeto MyBack no “4th CHRC Annual Summit”

Nos dias 25 e 26 de maio de 2023 decorreu a 4ª edição do CHRC Annual Summit. O evento contou com a participação de vários elementos da equipa de Investigação do Projeto Myback, tendo sido apresentados 2 posters e realizadas 2 apresentações orais.

O póster “How is low back pain being managed in primary healthcare? Findings from a scoping review on models of care”, da autoria da estudante de doutoramento e bolseira de investigação Susana Tinoco Duarte, apresentou uma síntese das principais características e elementos comuns dos modelos de cuidados para a gestão da lombalgia, implementados ao nível dos cuidados de saúde primários para a intervenção na lombalgia. Por outro lado, o póster intitulado “Can physical/performance-based tests predict low back Pain recurrence?” teve como propósito apresentar os objetivos do projeto de doutoramento do Fisioterapeuta e bolseiro de investigação Diogo Moço, no âmbito dos testes de aptidão física e identificação de fatores físicos ou de performance que poderão estar relacionados com a recorrência de lombalgia.

A apresentação oral realizada pela Professora Doutora Rita Fernandes intitulou-se “Can physical impairments predict low back pain recurrence? An inception cohort study” e teve como propósito apresentar os objetivos do projeto que, no final do mês de março, foi submetido no âmbito do Programa RESTART da Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projeto tem como objetivos perceber associações entre perturbações/alterações físicas (capacidade cardiorrespiratória, força de resistência, flexibilidade e controlo motor) e a recorrência de lombalgia, bem como perceber o tempo até ao aparecimento de um novo episódio. A última apresentação oral foi realizada pela Susana Tinoco Duarte e intitulou-se: “Models of care for low back pain patients in primary healthcare: a scoping review on implementation processes and outcomes”. Esta apresentação também sintetizou a evidência existente na literatura sobre a implementação de modelos de cuidados na lombalgia nos cuidados de saúde primários, analisando especificamente as estratégias de implementação, processos de avaliação e mudanças nos resultados relacionados com os utentes, questões organizacionais e de implementação.”

 

Início do Projeto Myback

No dia 24 de Março de 2023, o Projeto Myback deu início à fase de recrutamento e intervenção em pessoas em risco de recorrência de episódios de lombalgia. O Projeto foi aprovado pela Comissão de Ética para a Saúde da Administração Regional de Saúde do Alentejo e recebeu a autorização do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Alentejo Central.

 

Projeto Myback na Revista “Sábado”

O Projeto Myback foi destaque na edição Nº978 (26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023) da revista “Sábado”. Numa edição dedicada à Lombalgia, o Professor Dr. Eduardo Brazete Cruz e a Professora Dra. Helena Canhão salientaram a problemática da recorrência de lombalgia, tanto para os indivíduos como para o SNS. O Projeto Myback foi abordado na entrevista como algo inovador e adaptado aos indivíduos, cujo objetivo é mitigar este problema, reduzindo o número de recorrência e de consultas por este motivo. Foi também destaque a formação realizada a 15 fisioterapeutas que, neste momento, já se encontram aptos para intervirem em pessoas em risco de recorrência de lombalgia.

 

Presença do Projeto MyBack no “3rd CHRC Annual Summit” 

Nos dias 3 e 4 de Novembro de 2022, decorreu o 3rd CHRC Annual Summit na NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa. Este evento científico tem como objetivo reunir os investigadores do Comprehensive Health Research Center, proporcionando momentos de partilha e de aprendizagem entre os mesmos. Foram realizadas diversas sessões com palestrantes nacionais e internacionais, bem como apresentações orais e de pósteres relativos aos projetos de investigação desenvolvidos no CHRC. O projeto MyBack esteve representado por diversos membros da sua equipa de investigação, tendo sido apresentados dois pósteres e realizada uma apresentação oral.

Os pósteres, intitulados Supporting the Implementation of the MyBack Programme in Primary Care: Design of a training course informed by the Behaviour Change Wheel e The MyBack Programme: Development of a theory-driven exercise and behavioural change programme to prevent recurrences of low back pain, descrevem o processo de desenvolvimento sistemático do Programa de Formação MyBack para os fisioterapeutas e do Programa de Intervenção MyBack para os utentes, respetivamente.

A apresentação oral Exploring barriers and facilitators to the implementation of the MyBack programme in primary care: a qualitative study teve como objetivo apresentar os resultados relativos às barreiras e facilitadores identificados pelos fisioterapeutas para a implementação do Programa de Intervenção MyBack, e à adoção da prática regular de exercício por parte dos utentes. O resumo desta apresentação será incluído no 3rd CHRC Annual Summit Book of Abstracts e publicado no Portuguese Journal of Public Health.

 

 

Bolseiro de Investigação Myback Finaliza Mestrado em Fisioterapia em Condições Músculo – Esqueléticas

No dia 19 de Dezembro de 2022, o nosso Bolseiro de Investigação Luís Alexandre Meneses Moniz defendeu a sua dissertação de mestrado, em prova pública, intitulada “Using the Behaviour Change Wheel to Develop Interventions to Promote the Adoption of Regular Exercise Practice in Patients at Risk of Low Back Pain Recurrence: The MyBack Training Programme and The MyBack Intervention Programme", tendo obtido uma ponderação de 19 valores.

Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de duas intervenções informadas pela mudança comportamental, para promover a adoção da prática regular de exercício em utentes em risco de recorrência de lombalgia. Foram exploradas barreiras e facilitadores à promoção e adoção deste comportamento, pelos fisioterapeutas e utentes, e as fases do “Behaviour Change Wheel” informaram o desenvolvimento das intervenções. A análise revelou 13 barreiras e 23 facilitadores à implementação de uma intervenção de exercício informada pela mudança comportamental, ao nível dos fisioterapeutas, e, relativamente ao comportamento alvo dos utentes, a revisão de literatura e grupos focais revelaram 18 barreiras e 19 facilitadores.

A informação obtida ao nível dos fisioterapeutas permitiu a identificação de sete funções de intervenção e 27 técnicas de mudança comportamental, que resultou no desenvolvimento do Programa de Formação MyBack. Por outro lado, a informação obtida ao nível dos utentes permitiu a seleção de sete funções de intervenção e 30 técnicas de mudança comportamental, resultando no desenvolvimento do Programa de Intervenção MyBack.

 

 

Curso MyBack

No dia 20 de junho de 2022 terminou a 1ª edição do “Curso MyBack – Exercício e Mudança Comportamental para Prevenção de Recorrências de Lombalgia”, tendo contado com a participação de 15 fisioterapeutas. O curso teve início no dia 16 de maio de 2022 e decorreu em formato híbrido, com sessões online (síncronas e assíncronas) e presenciais, num total de 28h. O Módulo 1 do curso foi centrado no desenvolvimento de competências dos Fisioterapeutas para ministrar um programa de exercício estruturado e personalizado, o Módulo 2 no desenvolvimento de competências para facilitar a adoção de prática regular do exercício (mudança comportamental) e o Módulo 3 centrou-se no apoio à implementação do programa MyBack nos diferentes locais de prática.

 

Projeto Myback no “Ensino Magazine” e “News Engage Farma”

No dia 18 de novembro de 2020, o projeto MyBack foi destaque no “Ensino Magazine” e na “News Engage Farma”. A notícia descreve o projeto, a equipa, as instituições envolvidas e os objetivos, destacando que “o programa a ser testado, que será ajustado às características biopsicossociais e capacidades físicas dos indivíduos, visa promover a autogestão em utentes em risco de recorrência de episódios de lombalgia, e pretende capacitá-los para gerir, a longo prazo, os seus sintomas, prevenindo a incapacidade funcional e ocupacional e reduzindo a necessidade do recurso frequente a serviços de saúde devido a esta condição".

                   

Projeto financiado: